top of page
Foto do escritorVanessa Fernandes Tobias

O que é um planejamento sucessório e como ele pode ajudar sua família?



De maneira bem simples, o planejamento sucessório é um conjunto de estratégias realizadas por uma pessoa, ainda em vida, para transferir seu patrimônio a seus herdeiros após seu falecimento, da maneira mais eficaz possível.


Alguns consideram estranho fazer um planejamento de como ficarão seus bens após sua morte, mas pensar nesta possibilidade e já realizar o planejamento pode facilitar muito a vida dos seus entes queridos que ainda estarão vivos, além de poder evitar prejuízos financeiros a eles.


Inclusive, esta é uma forma de cuidar e evitar conflitos familiares, em especial nas famílias com muitos integrantes, que por vezes, entram em disputas judiciais pelos bens do falecido, ocasionando anos e anos de brigas na justiça.


Desta forma, os familiares acabam delongando nas disputas e sem usufruir dos bens, e estes podem acabar se depreciando e perdendo valor de mercado com o passar do tempo.


Portanto, fazer um planejamento sucessório é extremamente importante para que a divisão de bens após o falecimento da pessoa possuidora, seja feita da maneira mais organizada e justa possível.


A título de exemplos de planejamentos sucessórios temos o testamento, holding familiar, doação, cessão de direitos, previdência privada e seguro de vida. Em alguns casos, o planejamento pode englobar mais de uma ou duas ferramentas, pois é necessário visar os interesses do possuidor dos bens e aquilo que melhor resguarda os interesses de toda a família.


E você, sabia destas possibilidades em relação à sucessão/herança dos seus bens?


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page